Lembranças de Verdade


Sabe aqueles dias onde algumas lembranças nos incitam a sair da rotina? Hoje é um daqueles! Lembrando-me de ter lido, a poucos dias, um texto de Fernando Pessoa, decido revirar meus ármarios e procurar por algum texto interessante. Ao retirar uma biografia de Einstein (recente até!) de um dos armários eis que cai, sobre meus pés, um pequeno papel com algumas citações rabiscadas à caneta que, por improviso, foi promovida a marca-página anos atrás.

Passando a vista pelas citações, retenho-me em uma que há anos não leio.

“Amo mentiras, é verdade! Amo também àquelas verdades de mentira. O que seríamos sem elas? Sabemos que, para viver, sonhar é preciso. E o que são os sonhos além de verdades? Acredito também que a vida seja feita de escolhas: ou se vive para morrer ou se morre por ter vivido. Eu escolhi amar!”

Pablo Queiruja

Tendo terminado esta breve leitura, lembro-me de contos, lendas, poesias e livros ja lidos e penso: quantos ainda lerei? Quantos já não terei esquecido? Guardo o papel com a certeza de que, algum dia, voltarei a encontrá-lo (“meu antigo marca-páginas”) e com a esperança de que lembranças como as de hoje voltem a me relembrar como é bom viver!

12 comentários sobre “Lembranças de Verdade

  1. Eu acho mto triste qdo pego um livro q jah li e nao lembro de mais nd.. e isso acontece com frequencia… maldita memoria seletiva q soh absorve porcarias =/
    E a respeito da citacao… maravilhosa… e o final me fez lembrar ha mto tempo atras qdo eu conversava com uma pessoa q me disse q nunca havia amado e se orgulhava disso, e eu respondi pra ela: Entao vc nao sabe oq eh viver…
    Vc me pediu pra dizer oq achava e a resposta eh: FANTASTICO!
    Bjs!

  2. Nossa Rafael, você escreve muito bem… Gostei do modo como usou as palavras.

    A citação que escreveu é muito linda… Adorei!

    É muito bom quando encontramos coisas que já não lembramos mais, e quando encontra-mos nos trazem lembranças boas, como seu marcador de páginas…

    Espero mais postagens!

    Beijão

  3. Fala aew mlk..

    ta show sim essa parada..

    quero continuar lendo pra ver em q vai parar isso aew hein

    forte abraçO

  4. Muito bom!
    Legal isso, pois existem pessoas que leem uma vez, por exemplo um livro, marcam de uma cor tudo que achou bom, e em outro ano lendo novamente marcam com outra cor o que dessa vez achou interessante. Acaba tendo uma nova visão, de um novo momento, nova pespectiva e absorvendo coisas novas de um mesmo livro.
    Abs!

  5. Muito legal você expor suas experiências. Esse post me lembrou de um filme que vi há pouco tempo no cinema: The Curious Case of Benjamin Button. Conta a história de um homem que vive ao contrário. Nasceu velho e conforme os anos passam ele rejuvenesce. No fim das contas o importante é viver à sua maneira por mais estranha que pareça. E durante a vida, nós transformamos o mundo e o mundo também nos transforma. E, de repente um dia, você ouve aquela velha piada que você estava cansado de ouvir, mas acaba rindo novamente e lembra o porquê de você ter gostado dela na primeira vez que ouviu…

  6. Fala Rafael,

    Mt interessante a citação.
    Vai fundo, parabéns!

    Em tempo, o q vc escreveu me faz lembrar de uma frase legal:

    “Quantos livros os grandes homens q admiramos tiveram de ler para fazer o que fizeram?”

    Abraços literarios, rss!

  7. Que isso heim rapa…muito bom!!!

    Continue colocando mais posts assim e veremos o quanto você está saindo da rotina!

    Incrível como algo do passado pode nos motivar a ser diferente…esteve lá por tanto tempo…por que só agora mudar?

    Abraço!

  8. Como grande leitora, posso afirmar que a mentira é e sempre será uma grande verdade !! O que é a mentira senão uma verdade esquecida …. ou não vivida….

    Bom, constumo dizer que na leitura nós encontramos muitas coisas engraçadas…tipo…fatos que acontecem ou aconteram conosco e que estão em algum livro, imagens de sonhos e histórias que gostaríamos de ter vivido…

    Para mim os livros são como uma válvula… Eu leio e sou outra pessoa…ou outra coisa…

    Costumo dizer que quando crescer a única coisa que quero fazer…é ler….

Deixe um comentário

