TRECHO – Para além do Bem e do Mal


São precisos muitos casos de sorte e muitas coisas incalculáveis para que um homem superior, em quem dorme a solução de um problema, chegue ainda a tempo para agir – “à explosão”, como se poderia dizer. Em geral, tal não acontece, e em todos os recantos da Terra há os que esperam, que mal sabem em que sentido esperam, mas menos ainda sabem que esperam em vão. Por vezes, também, chega tarde demais o toque de alvorada, aquele acaso que dá a “licença” para agir – acontece quando a melhor juventude e força de agir estão gastas pelo estar-se sentado; e quantos não descobriram, com susto, ao levantarem-se “sobressaltados”, que tinham os membros dormentes e o espírito já pesado demais! “É tarde demais”, disse, tornado descrente de si próprio e, agora, inútil para sempre. Será que, no reino do génio, o “Rafael sem mãos”, entendida a palavra no sentido mais lato, não é talvez a exceção, mas a regra? O génio talvez não seja tão raro: mas são-no as quinhentas mãos que são precisas para tiranizar o καιρós, o “tempo oportuno”, para agarrar o acaso pelos cabelos!

Nietzsche

***

Compartilho este texto que me foi apresentado num momento muito oportuno.

     As palavras podem nos tocar profundamente. Elas podem alcançar rincões inimagináveis e revelar aquilo que nunca imaginamos existir. Mas isso não acontece a todo o tempo, com quaisquer palavras. Para que isso possa se dar, é necessário que o significado por detrás do texto – interpretação! – entre em ressonância com um estado Humano, com o status quo dos próprios sentimentos.

Isso pode acontecer com alguns, mas certamente não acontecerá com todos e, nos primeiros, tal fenômeno dá-se de maneira íntima, singular, pois não se pode desfrutar o sentimento de outrem, somente o próprio; quando tal ressonância acontece, tudo é maximizado e, o que vivia escondido naquele interior inabitável, floresce e cria raízes tão profundas, de tal modo que não podem vir a ser esquecidas.

Anúncios

Um comentário sobre “TRECHO – Para além do Bem e do Mal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s